Erro
Ocorreu um erro ao gerar a apresentação do portlet.
Sections
Você está aqui: Entrada / Obras / Entre Portugal e a Galiza (Sécs. XI a XVII). Um olhar peninsular sobre uma região histórica

Entre Portugal e a Galiza (Sécs. XI a XVII). Um olhar peninsular sobre uma região histórica

Luís Adão da Fonseca (coordenação)

CEPESE / Fronteira do Caos
2014
554 páginas

Esta obra, debruçando-se materialmente sobre a história portuguesa, é no entanto, formalmente, uma obra sobre transferências culturais. Não sendo, portanto, uma História de Portugal, integrou-se num projeto transnacional que pretendeu analisar e comparar as regiões históricas da Europa. O grupo português – ciente de que Portugal tinha tido origem numa região muito antiga da Península Ibérica, cujas raízes remontavam à época romana, e que no século XII tinha iniciado um processo de afirmação autónoma – orientou uma parte significativa dos seus trabalhos para o estudo das relações entre transferências culturais e as historiografias nacionais, portuguesa e espanhola, tanto na sua vertente galega como castelhana.

Nota: Por questões de direitos de publicação, apenas disponiblizamos as primeiras páginas da obra, que pode ser adquirida em livrarias ou consultada na Biblioteca do CEPESE.

Colaboraram nesta obra: